MCM Plena

A mensagem é que o Verdadeiro Amor é expresso por meio da maneira como as pessoas se tratam e se apoiam. Amar uns aos outros não apenas como um sentimento, mas também em ações e atitudes, é um sinal de intimidade espiritual e discipulado. Portanto, o “Verdadeiro Amor em Deus” se manifesta quando as pessoas praticam o amor mútuo inspiradas nos ensinamentos de Jesus.

Em várias passagens da Bíblia, é ensinado que Deus é amor e que os crentes devem espelhar esse amor em suas vidas. Por exemplo, em 1 João 4. 7-8: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”.

A segunda parte do versículo que se encontra em João 13. 34-35 refere-se à ideia de que os discípulos de Jesus são reconhecidos pelo amor que têm uns pelos outros. “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.

Esses princípios são fundamentais para a ética cristã e destacam a importância do amor, da compaixão e da unidade entre os seguidores de Jesus Cristo. O amor é visto como um reflexo do caráter de Deus e como um sinal distintivo daqueles que seguem Seus ensinamentos.

Lembre-se de que a mensagem subjacente é sobre praticar o amor e a compaixão, seguindo o exemplo de Jesus, e assim identificar-se como seguidores Dele. É uma mensagem de unidade, cuidado e apoio mútuo entre as pessoas. A terceira idade é uma fase da vida que traz consigo experiência, sabedoria e uma oportunidade de compartilhar esse amor de maneira significativa. Mostrar cuidado, compreensão e empatia pelos outros, independentemente das circunstâncias, é uma expressão do amor em Deus, ou seja, as pessoas idosas, têm muitas maneiras de demonstrar amor ao próximo. Com sua experiência de vida, sabedoria e tempo disponível, eles podem fazer uma diferença significativa na vida de outras pessoas e na sua comunidade. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a terceira idade pode demonstrar o amor ao próximo:

Voluntariado: Idosos podem se voluntariar em organizações locais, hospitais, abrigos de sem-teto, asilos, escolas e outras instituições. Eles podem oferecer seu tempo para ajudar os necessitados, compartilhar histórias e experiências de vida ou oferecer apoio emocional.

Mentoria: Com sua experiência e sabedoria acumulada, as pessoas idosas podem se tornar mentores para os mais jovens, compartilhando conselhos, conhecimentos e histórias de vida. Isso pode ser particularmente valioso em orientar os jovens em suas carreiras, relacionamentos e tomadas de decisão.

Companhia: Muitas vezes, os idosos podem sentir solidão. Oferecer companhia a outras pessoas idosas que estão sozinhas ou têm dificuldade em se locomover pode ser uma maneira significativa de demonstrar amor e cuidado.

Apoio à família: Os idosos podem ser uma âncora de apoio para suas famílias, especialmente para netos. Compartilhar tempo, histórias e ensinamentos com os membros mais jovens da família fortalece os laços familiares e transmite valores importantes.

Atividades recreativas: Participar de atividades recreativas e grupos sociais comunitários é uma ótima maneira de conhecer novas pessoas, fazer amizades e continuar a se envolver socialmente.

Ensino e educação: Idosos podem oferecer aulas informais ou workshops sobre tópicos nos quais são especialistas, como artesanato, culinária, música ou história local

Apoio espiritual: Compartilhar sua fé, crenças e experiências espirituais com outras pessoas pode ser reconfortante e inspirador.

Apoio emocional: Às vezes, apenas ouvir e oferecer apoio emocional para alguém que está passando por momentos difíceis pode fazer uma grande diferença.

Ativismo: Idosos podem se envolver em causas sociais e comunitárias, promovendo a conscientização sobre questões importantes e lutando por mudanças positivas na sociedade.

Interagir com outras gerações: Participar de atividades que promovam a interação entre diferentes gerações, como grupos de leitura, eventos esportivos ou projetos de voluntariado, é uma forma de compartilhar experiências e conhecimentos.

Essas são apenas algumas maneiras pelas quais a terceira idade pode demonstrar amor ao próximo. A chave é encontrar maneiras que estejam alinhadas com as habilidades, interesses e valores pessoais, e que possam contribuir para o bem-estar da comunidade e da sociedade como um todo.

MCM Plena - Elaborado por: Rose Abreu Branda