MCM Plena

O PRAZER DA VIDA LONGA!

ÊNFASE DO ANO: A PROMESSA DE UMA VELHICE FELIZ E FRUTÍFERA

DIVISA: “Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos.” Salmos 92.12

VERDADE PRÁTICA

A terceira idade é um tempo especial da parte de DEUS para que os idosos colham com alegria os frutos das sementes plantadas na juventude.
O salmo 92 contrasta a condição do justo com o perverso. O homem mau “nasce como grama”, mas o justo florescerá como a palmeira, o qual não tem um crescimento tão rápido, mas permanece pelos séculos, contrastando assim com a transitoriedade da grama. . Quando vemos uma palmeira nobre estendida (ereta), enviando toda a sua força ascendente em sua coluna ousada, e crescendo em meio a sequidão do deserto, nós temos uma ligeira figura de um homem piedoso, o qual em sua verticalidade aponta somente para a glória de DEUS. E independente de circunstâncias externas, pela graça de DEUS ele sobrevive e supera todas as coisas perecíveis.

BUSCANDO QUALIDADE DE VIDA EM 2017
É possível que uma pessoa envelheça com qualidade de vida? Sim, é possível! E não precisamos nos esforçar muito para que isso aconteça. A qualidade de vida é um termo multidimensional, que é quantificado de forma subjetiva, cada um a qualifica de acordo com aquilo que acha mais relevante para o seu bem-estar.
Para que se obtenha qualidade de vida na terceira idade, é importante considerar diversos fatores: bem-estar físico e psicológico, nível de independência, relações sociais, ambiente de trabalho e lazer, religiosidade, entre outros. De modo geral envelhecer com qualidade significa estar satisfeito com a vida atual e ter expectativas positivas em relação ao futuro.

O principal fator determinante de um alto nível de qualidade de vida parece ser um convívio social positivo, próximo e estável. O lazer associado a atividades físicas e mentais estão diretamente relacionadas ao favorecimento da qualidade de vida. Além disso, o engajamento em atividades intelectuais é apontado como fator de prevenção contra declínios cognitivos da idade.

Todos podem envelhecer com qualidade, a receita é simples: cultive seus amigos e familiares, faça atividade física regularmente, cuide da sua saúde, estimule sua memória e preze sempre por sua felicidade!

TERCEIRA IDADE... QUE IDADE É ESSA?

Não podemos considerar pessoas de décadas diferentes colocando todos no mesmo contexto. Até porque cada um viveu épocas distintas, estilos próprios, não podemos considera-los como os adolescentes de hoje em dia. É uma falha muito grande incluir todos no mesmo projeto de trabalho não obedecendo a essa distinção entre eles.
Hoje com as pessoas se aposentando cada vez mais cedo, será que uma mulher de 60 anos aguentaria fazer tricô por 20 ou 30 anos? Com o avanço da ciência ganhamos uma longevidade com qualidade de vida. O mercado ainda não está totalmente preparado para atender a essa expectativa dessa faixa de idade dos idosos, não há nichos específicos destinados a terceira idade. Precisam por exemplo de lojas, salão de beleza, entretenimento, entre outros. Em 2050 30% da população do Brasil terão mais de 60 anos. O que poderemos fazer para reverter essa situação?

O que é a Terceira idade? A terceira idade é uma etapa da vida pela qual se espera que todo indivíduo um dia passe. É uma fase onde as emoções podem aflorar muito mais facilmente. Aproveitar a Terceira Idade é saber o valor de cada momento que se vive, seja antes, durante ou depois. Entender que tudo tem uma hora, e cada hora tem seu brilho.
E a melhor idade? A terceira idade vem com a promessa de uma nova visão de mundo, relacionando a condição de idoso, mas muitas vezes essa palavra idosa pode chatear alguns, eis que surge, uma nova nomenclatura, a melhor idade. E será ela o melhore período da vida do homem em geral? Ela vem para aqueles que saibam aproveitar a sua chegada.

BUSCANDO QUALIDADE PARA A VIDA DE NOSSOS IDOSOS FRUTÍFEROS E FELIZ

Nós líderes somos responsáveis a estimular nossos idosos a superar os desafios da genética, limitações físicas e emocionais. Ao apresentarmos a eles novas alternativas para um estilo de vida, auxiliamos a preencher essa longevidade conquistada pela ciência.

Todos nós desde que nascemos precisamos ser estimulados para aprendermos os primeiros passos, as primeiras palavras. Na terceira idade não é diferente. Muitos dos nossos idosos se condicionaram a pensar que não podem mais realizar algumas atividades, tais como, viagens longas, academias, passeios temáticos entre outros. Entendem que já passaram da idade e/ou não se consideram capazes para tal. Precisamos elaborar uma agenda de programações que abranja todas as décadas, lembrando que cada um precisa ser respeitado dentro de seus limites, mas todos devem e podem participar para a tão sonhada “velhice feliz”.

HÁBITOS SAUDÁVEIS HOJE, QUALIDADE DE VIDA AMANHÃ! ALÉM DE CUIDAR, DEIXE OS IDOSOS CIENTES DE TEMAS IMPORTANTES PARA SUA VIDA DIÁRIA.

BOAS PRÁTICAS, OFICINAS E WORKSHOPS

  • Estimule no seu grupo as terapias sociais;
    - Artes para Terceira Idade (estimula as habilidades cognitivas);
    - Passeios - pontos turísticos, shoppings, eventos culturais (ajuda a viver melhor);
    - Caminhadas em grupo (exercício para memória);
    - Musicalização, danças e teatro (afasta depressão, ajuda exercitar a mente);
    - Visita a lares de idosos (estimula as questões emocionais – solidariedade e união).
    - Aromas e memórias (percepção dos sentidos);
    - Núcleo de Convivência para Idosos – Trabalhos comunitários (estimula a coletividade);
    - Giro Cultural – visitar os principais pontos turísticos da cidade (ajuda a viver melhor);
    - Ginástica Multifuncional (estimula questões físicas e mentais);
    - Canta é Viver (trabalho de voz e corpo);
    - Ginástica para melhor idade (visa saúde e bem estar)
    - Faça Memórias, cultural (estimula o exercício do cérebro).

MELHORANDO A QUALIDADE DE VIDA DO SEU GRUPO
10 dicas para melhorar a qualidade de vida na Terceira Idade:
1. Praticar exercícios físicos, como: caminhada, alongamentos ou esportes. Não basta apenas praticar por praticar, é preciso estabelecer metas, pois, além de ajudar a medir o desempenho, ainda mantém a força de vontade para continuar se exercitando.
2. Comer alimentos ricos em vitamina D, pois auxiliam na manutenção de uma maior agilidade mental. Essa vitamina pode ser encontrada em vários alimentos, tais como: sardinha, cogumelo, ovos, salmão, leite e outros.
3. Outro ingrediente que pode ser adicionado na dieta é a proteína, que ajuda no combate a fraturas. Ela está presente no frango e no queijo, assim como também em legumes e sementes.
4. A cárie e a sensibilidade bucal tendem a aumentar na terceira idade. Pode parecer óbvio, mas é importante manter a escovação dos dentes pelo menos 3 vezes ao dia e usar o fio dental diariamente, sem esquecer também de realizar consultas ao dentista para exames e limpezas.
5. A prática de dança favorece não apenas o corpo, mas também a mente. Em um estudo brasileiro, foi detectado que a dança ajuda a melhorar a memória e também a concentração dos idosos.
6. Possuir uma vida social colabora tanto na saúde física, como na mental. Manter o hábito de se encontrar com amigos para conversar ou aproveitar momentos de lazer ajuda na maior preservação de várias habilidades.
7. Consumir chá preto e verde ajuda na proteção da memória. Formado pela substância catequina, esse tipo de chá contribui na diminuição do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
8. O uso do computador, somado à prática de exercícios físicos, colabora para uma maior estimulação do cérebro. É importante ressaltar que as atividades devem ser realizadas sem exagero, com moderação, para preservar os benefícios que elas oferecem.
9. Acrescentar fibras no cardápio. Sendo considerado como uma ótima opção para diabéticos, as fibras também garantem o funcionamento correto do intestino. Legumes, verduras e aveias são alguns dos alimentos nos quais elas estão presentes.
10. O zinco também se encontra entre as substâncias que beneficiam a vida dos idosos. Ele cria uma espécie de proteção contra infecções que venham a surgir. Pode ser encontrado em vários alimentos, como: grãos integrais, carnes, gérmen de trigo, dentre outros.

O IDOSO E OS CUIDADOS COM A SAÚDE
O envelhecimento traz conquistas afetivas, emocionais e materiais. Mas traz também, consequências como a perda da sensibilidade, do controle sobre os movimentos e suas aplicações em atividades diárias básicas como alimentar-se e vestir-se.
O tratamento fisioterapêutico pode ser necessário em qualquer fase da vida, porém na Terceira Idade tem uma importância maior, não só de tratamento, mas como de prevenção.
Um exemplo de prevenção seria evitar as posturas viciosas, que dificultam as atividades diárias do idoso, ocasionando encurtamentos musculares e dores; neste caso, a aplicação do tratamento fisioterapêutico através de alongamentos globais, fortalecimento da musculatura enfraquecida e com trabalho de marcha, melhoraria a postura e preservaria as articulações.
Há também, algumas patologias comuns em idosos, como a cervicalgia (dor na região cervical) e a lombalgia (dor na região lombar) que afeta 45% dos pacientes acima de 65 anos. Para esses pacientes, a fisioterapia tem importante papel no tratamento analgésico e anti-inflamatório, favorecendo assim, o menor uso de medicamentos e diminuindo as crises agudas dessas patologias.
Portanto, podemos afirmar que, a Fisioterapia na Terceira Idade apresenta diversos benefícios, dentre eles, podemos destacar: o envelhecimento com qualidade de vida, o aumento da força muscular, a melhora notável em sua capacidade de locomoção e equilíbrio, bem como a coordenação dessas funções. Também garante, para os idosos, a independência e o conforto na realização das suas AVD’s (atividades diárias).

ALZHEIMER: SINTOMAS, TRATAMENTOS E CAUSAS

- O que é Alzheimer?
No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas têm a doença de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). Em todo o mundo, 15 milhões de pessoas têm Alzheimer, doença incurável acompanhada de graves transtornos às vítimas. Nos Estados Unidos, é a quarta causa de morte de idosos entre 75 e 80 anos. Perde apenas para infarto, derrame e câncer.

- Sintomas
Um aspecto fundamental do Alzheimer é a manutenção do chamado estado de alerta. A doença não reduz o estado de consciência. O paciente responde tanto aos estímulos internos quanto aos externos. Pode responder mal ou errado, mas está de "olho aberto", acompanhando as pessoas e tudo o que acontece em sua volta. Muitas vezes, os sintomas mais comuns, como a perda da memória e distúrbios de comportamento, são associados ao envelhecimento e não atribuídos à doença de Alzheimer.
Mesmo com uma aparência saudável, os portadores de Alzheimer precisam de supervisão ao longo das 24 horas do dia. O quadro da doença evolui, em média, por um período de cinco a dez anos.

- Prevenção
Até então incurável, o Alzheimer ainda não possui uma forma de prevenção. Os médicos acreditam que manter a cabeça ativa e uma boa vida social permite, pelo menos, retardar a manifestação da doença. Entre as atividades recomendadas para estimular a memória, estão: leitura constante, exercícios de aritmética, jogos inteligentes e participação em atividades de grupo.

Cientistas americanos encontram possível cura para Alzheimer
Para pesquisadores, impulsionar as respostas imunológicas do cérebro pode evitar e até curar a doença
Segundo uma equipe da Universidade de Stanford, a doença poderia ser evitada e até curada por meio de impulsos nas respostas imunológicas do cérebro. Esses impulsos manteriam em operação as células responsáveis pela limpeza do cérebro contra bactérias, vírus e corpos estranhos perigosos que matam as células nervosas. As informações são do jornal britânico The Telegraph.

LEIA SEMPRE E OUÇA BOA MÚSICA COM SEUS IDOSOS

Não importa o estilo, o fato é que não há quem não goste de ouvir uma música em casa, no carro, durante uma caminhada ou realizando tarefas simples do dia a dia. O que poucos sabem é que a música, além de promover relaxamento e fazer bem para a alma, atua no tratamento de determinadas doenças e ajuda a manter o cérebro mais ativo.
Conhecida como musicoterapia trata-se de uma especialização cientifica que a melodia, ritmo e outros elementos musicais para fins terapêuticos a fim de estimular reações no corpo para recuperar o paciente de determinada enfermidade.
Principais benefícios da musicoterapia:
• Ajuda no relacionamento entre pessoas;
• Atua no desenvolvimento da inteligência espacial, melhorando as habilidades matemáticas;
• Aumenta a concentração e raciocínio lógico;
• Dependendo do ritmo eleva ou diminui a energia muscular;
• Ajuda no tratamento de problemas respiratórios;
• Reduz a fadiga no dia a dia;
• Aumenta as atividades psicomotoras;
• Ajuda no tratamento de hipertensos;
• Previne doenças cardiovasculares.
• O idoso agora tem tempo para ler e ouvir boa música. Pois então, leia o máximo possível! Leia bons livros, boas revistas, bons jornais. Isso não só edifica o seu coração, como aumenta a sua cultura e mantém a sua capacidade mental sempre ativa.

RESILIÊNCIA

A resiliência pode ser caracterizada como uma estratégia de enfrentamento de dificuldades ou adversidades e pode ser entendido ou relacionado à qualidade de vida dentro da história de vida de cada indivíduo.

Ela se aplica à pessoa que tem habilidade de voltar a retomar sua vida depois de um fato, como uma doença ou uma dificuldade estressante. As intervenções atualmente propostas para uma qualidade de vida nesta população se baseiam, especificamente em: atividade física; suplementação alimentar; suplementações hormonais e medicações de diversas naturezas.

A intervenção mais bem estudada em relação à síndrome da fragilidade é a prática de atividade física. Estimule e incentive a resiliência no seu grupo!

Idoso, pense na família e amigos como uma benção de Deus! Eles são as principais ferramentas no auxílio da resiliência!

LIVRO SUGERIDO

Brinquedoteca e terapia ocupacional: ações interdisciplinares
Autor: Andréa Fabíola C. Tinoco Carvalho e Helena Maria Nica Scatolini
Editora: Editora Rubio

FONTES DE PESQUISA
www.minhavida.com.br - Alzheimer
www.aterceiraidade.com
www.unimedfortaleza.com.br – 10 dicas para melhorar qualidade de vida na terceira idade
www.portaleducacao.com.br - Resiliência
noticias.terra.com.br – Possível cura do Alzheimer

AJUDE O SEU GRUPO EM 2017 A ENCONTRAR A MELHOR QUALIDADE DE VIDA!

“Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, Ele é tudo o que eu sempre preciso.” (Salmos 73.26)

Léa Ventura Tavares Perenyi