MCM Plena

Plenitude & Vida

 IDADE PLENA!

 ÊNFASE DO ANO: VIDA PLENA NA TERCEIRA IDADE

DIVISA: “Em ti Senhor, me refúgio; não seja eu jamais envergonhado. Pois tu és a minha esperança, Senhor Deus, a minha confiança desde a minha mocidade. Em ti me tenho apoiado desde o meu nascimento.” (Salmo 71. 1-5-6)

OBJETIVO ESPECÍFICO:  Oferecer subsídios à mulher PLENA acima de 60 anos para aperfeiçoar-se física, social e emocionalmente. Ter como meta alcançar todas as mulheres da igreja nessa faixa etária.

MULHER PLENA:  Todas as mulheres acima de 60 anos independente do estado civil. 

OBJETIVO GERAL:   Desenvolver no grupo de idosos, HOMENS E MULHERES o grande desafio da VIDA PLENA na terceira idade. Para aproveitar o avançar da idade com alegria, é preciso manter a mente e o corpo ativos.

INTRODUÇÃO - SOU PLENA

Somos mulheres cristãs em missão. Devemos a partir desta nova estrutura atualizada para este tempo. Aperfeiçoar ainda mais o belíssimo trabalho realizado pelos líderes da terceira idade em todo o campo fluminense. Levando também para nossos idosos homens a missão a qual todos nós fomos comissionados, a “Grande comissão” (Mateus 28: 19-20).

Precisamos entender que a nova proposta educacional, veio para definir as faixas etárias e grupos específicos. Apenas as mulheres acima de 60 anos, PLENA, terão seu grupo de interesse, se assim for a realidade de suas reuniões (MCM) - não interferindo no trabalho realizado com o grupo de idosos.

DICA: Procure inovar o estilo de seu trabalho, utilize seu potencial criativo, desperte em seu grupo de idosos a curiosidade para o mundo atual, abra a mente para o novo e original.

CHEGUEI A TERCEIRA IDADE!

“Envelhecer me preocupa, mas quero aproveitar este tempo da melhor maneira.”

Chegar a terceira idade com saúde física e mental é a melhor garantia de vida plena. Com o passar dos anos, tudo vai ficando mais frágil, mas é possível aproveitar ao máximo o que a melhor idade tem a oferecer.

“Sou grata a Deus por tudo que já vivi. Tenho muita experiência para compartilhar!”

Um dos melhores aspectos de uma idade avançada é a experiência e o conhecimento de vida. Muitos dos aprendizados difíceis que a vida impõe já passaram as experiências já foram superadas.

SALMO 71 É O DO CRENTE IDOSO!

Spurgeon nomeia esse salmo como do crente idoso, mostrando, que ainda na aposentadoria é possível ser um missionário e evangelista.  O Salmista crê que a providência divina já o vigiava desde que nascerá e até antes; por isso, confia que Deus não o decepcionará no fim da vida. Apesar de ter uma idade avançada, crê que ainda terá trabalho para fazer, em prol de Deus, levando a mensagem à nova geração. Um homem pode chegar ao fim da vida com esta satisfação, se no passado e no presente tiver feito de Deus sua fortaleza e refúgio.

CONHEÇA O LADO POSITIVO DA TERCEIRA IDADE - O IDOSO E OS DESAFIOS

Nunca é tarde para fazer aquilo que deseja. Enquanto a saúde permitir, é possível se aventurar por qualquer coisa nova que o mundo oferecer.

Há quem ache que não apenas na terceira idade, mas em outras fases da vida, que se está muito velho para aprender ou tentar algo novo. Esse pensamento precisa ser extinto da mentalidade quanto mais cedo possível.

Fauja Singh ficou famoso em 2013 por correr uma maratona realizada em Hong Kong aos 101 anos de idade. O indiano começou a praticar a atividade de corrida e treinar para as provas aos 89 anos, quando já era bisavô.

Não faltam na bíblia exemplos de inícios tardios, vejamos abaixo alguns personagens bíblicos:

A bíblia fala que Abraão começou a andar com Deus aos setenta e cinco anos e estava com cem anos quando recebeu em seus braços o filho da promessa;

Quando a maior parte das pessoas já pensava em descansar. Abraão estava apenas começando uma gloriosa aventura com Deus.

O PRÓPRIO DAVI DIZ “FUI MOÇO, E JÁ, AGORA, SOU VELHO, PORÉM JAMAIS VI O JUSTO DESAMPARADO, NEM A SUA DESCENDÊNCIA MENDIGAR O PÃO.”  (SALMO 37.25)

 MEUS FILHOS CRESCEREM E MEUS NETOS NASCEREM!

Quem passou a vida toda trabalhando, cuidando dos filhos e guardando dinheiro, essa é a hora de aproveitar os frutos desse esforço. Garanta o lazer para o seu grupo da Terceira Idade.

DESENVOLVIMENTO

  • Incentive seu grupo de idosos a viver aquilo que realmente importa para eles;

  • Desperte-os para os pequenos prazeres

  • Estimule a cultivar as amizades

  • Dê a atenção necessária as suas emoções, não os deixe carregar culpas ou angústias por aquilo que deixou de fazer;

  • Que o lema do seu grupo seja: “Um por todos e todos por um”

  • Inserir atividades de lazer e cultural para uma maior socialização do grupo

SINTO-ME ABENÇOADA POR DEUS

Cheguei até aqui! A longevidade acena para tempos de vida plena. A matéria prima são as escolhas conscientes. A terceira idade ou feliz idade vive o privilégio de usufruir da sabedoria para desmitificar conceitos ultrapassados. O tempo relógio é um convite para avaliar, mergulhar, aprofundar e aproveitar a liberdade conquistada. Os idosos poderão escolher como irão viver!

DE OLHOS BEM ABERTOS

Segundo uma projeção do IBGE, em 2016 os idosos representaram 8,17% da população total do país. E o número vai crescer em 2030 para 13,44% dos brasileiros terão mais de 65 anos.

No Brasil é considerada idosa a pessoa com mais de 65 anos.

  • O que farei comigo?

  • Como escolherei viver e influenciar?

  • Como celebrar a feliz idade?

NUNCA ME SINTO SÓ, POIS JESUS ESTÁ SEMPRE COMIGO!

Depoimentos como “tudo que me resta é o meu futuro” de uma idosa de 75 anos e “tenho ainda tanta coisa para fazer, tantos sonhos futuros de vida que não me sobra tempo para morrer” de outra de 80 demonstram que depende só de você começar a vida plena.

A vida é sábia. Ela nos dá o tempo necessário para curarmos em nós o que ainda não conseguimos avançar. Na idade cronológica é uma grande chance para investir também na idade emocional.

O livro de provérbios nos ensina o valor deste tempo em nossa vida “Coroa de honra são as cãs, quando se acham no caminho da justiça.” (Pv. 16-31)

VOCÊ CONHECE AS IDADES DO SEU GRUPO?

  • Idade Cronológica

É a mensuração de dias, meses e anos a partir da data de nascimento da pessoa;

  • Idade Biológica

É definida pelas transformações do corpo e da mente conforme a passagem do tempo;

  • Idade Social

É a avaliação de grau de adequação de alguém através do seu desempenho de ações e comportamentos desejados para sua idade;

  • Idade Psicológica

É a conjunto das habilidades adaptivas das pessoas, de acordo com as exigências do meio em que vivem, quando se utilizam de aspectos psicológicos, como controle emocional, inteligência, memória etc.

AINDA É TEMPO DE SEMEAR

Seu trabalho como líder é promover no grupo de idosos valores importantes a serem desenvolvidos, ou seja, enfatizar que velhice é prêmio de vida e ser velho é ser vitorioso. Na terceira idade eles já tem pronto o futuro do ontem e temos que motiva-los a viver o hoje com toda bagagem acumulada.

Sinalizar para eles que Se alguma coisa foi perdida pelo caminho ainda é tempo de reconstrução. A Idade avançada não pode ser argumento para que deixemos de sonhar. Como diz a canção popular que todos nós conhecemos: “Eu era feliz e não sabia”. Enfatizar para seu grupo sempre: Podemos “ser” velhos, mas não precisamos “estar” velhos.

PARA PENSAR!

Através de uma linguagem clara e fluente, os lideres devem procurar mostrar aos idosos que o envelhecer pode trazer junto a chuva de renovação ainda não tentados por falta de tempo e sobrecarga de deveres.

Idade não pode ser argumento para que deixemos de sonhar. Somos a terceira idade que, em todos os tempos, conviveu com o maior número de transformações sociais. Velhice é prêmio de vida é ser vitorioso;

  • Preparar o terreno

  • Colher as sementes

  • Semear no tempo certo

  • Regar periodicamente

  • Colher os frutos

MUSICALIZAÇÃO NA TERCEIRA IDADE

Existem dois significados básicos da palavra “musicalização”

1 – Ação de Musicalizar, de dar forma musical, melodiosa a algo. Processo que transforma alguma coisa em música.

2 – De despertar para a música, de iniciar ou de se iniciar musicalmente.

A música tem o poder de entranhar na alma. A música mexe diretamente em nossas emoções, faz nos levar a diferentes estágios emocionais. Através dela nos conectamos com nosso eu interior, e o que é mais importante, através dela nos sentimos bem perto de Deus.

A criação está repleta de música! Quando o Criador criou nosso mundo, com certeza suas palavras estavam conjugadas com variados tipos de sons. Podemos imaginar os seis dias da criação surgindo com uma enorme gama de músicas diferente e emocionante! Posso imaginar sinfonias completas!

HAJA LUZ, E O RESPLENDOR DA LUZ, COM CERTEZA VEIO ACOMPANHADO DE UM DOS MOVIMENTOS DESTAS MÚSICAS

Você pode imaginar sua vida sem música? A música é invisível. Sua melodia percorre o ar e transforma nossas vidas, nosso ânimo. Ela é lúdica!

Muitas vezes o ser humano chega à terceira idade muito machucado pela vida. São pessoas que trazem muita das vezes, marcas profundas em seu espírito. A atividade de musicalizar tem a capacidade de fazer ressurgir a criança que ficou adormecida em seu interior. Ela trabalha a autoestima. Mostra que todos são capazes de sair de suas zonas de conforto e dar um passo à frente. Ela impulsiona, dá coragem!

Através dos exercícios musicais as pessoas vão se soltando pouco a pouco. A princípio ainda se vê o “medo” de errar, mas depois ele vai desaparecendo e surge nos rostos, e especialmente nos lábios, um sorriso enorme quando não se acertou determinada atividade. A música tem a capacidade de preencher nosso ser de tal forma, que quando nos envolvemos por ela nossa mente se desliga de todo o resto: o cérebro respira, trazendo uma agradável sensação de bem estar quando as atividades são concluídas.

De uma maneira geral a música é associativa. Na musicalização percebe-se isso. Para que formemos um grupo musical, logo se verifica que um depende do outro e que somente juntos atingiremos o objetivo.

Além da sociabilidade, trabalhamos na musicalização a coordenação motora, que vem através do ritmo e o ouvido através da melodia e da harmonia.

A musicalização na terceira idade vem mostrar que não existe idade para aprender. Os resultados obtidos são incríveis! Após as aulas sempre tem alunos perguntando o dia do próximo encontro.

A musicalização na terceira idade organizada nas Igrejas vem, de forma direta, contribuir para o desenvolvimento da música sacra. Porque não formarmos bandas, equipes de louvor, corais, duetos, quartetos e tantos outros grupos para o louvor em nossa congregação?

A musicalização na terceira idade vem romper com este estigma! Os jovens e adolescentes de hoje serão os idosos de amanhã. Cabe a nós abrir este caminho!

SAÚDE DO CORPO E MENTE

Na terceira idade o cuidado com a saúde é indispensável para evitar doenças. Para ter uma vida saudável é preciso unir o hábito alimentar coma prática frequente de exercícios físicos.

Precisamos como líderes, antes de tudo, saber quem é o idoso que vai praticar as atividades, lembrando que sempre deverá ter a orientação de um profissional habilitado. O principal objetivo dos exercícios para a terceira idade é a melhor qualidade de vida e promover a integração social

ROTEIRO DE WORKSHOP DESIGN THINKING - ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL

O objetivo deste Workshop é transmitir um conceito construtivo de estilo de vida saudável, baseado no modelo de Design Thinking, orientado para a construção das soluções de problemas complexos, utilizando a diversidade de ideias e as próprias experiências dos envolvidos no problema como premissa ou ponto de partida para alcançar êxito nas soluções propostas dentro da atividade.

INTRODUÇÃO

No Design Thinking o foco é a experiência do consumidor ou do público-alvo na busca por respostas aos problemas encontrado.

O Design Thinking, é uma forma de abordagem tomada do campo do Design e adaptada às empresas e corporações. Literalmente, o termo significa “pensamento do design”, ou pensar como designer.

Na prática, pensar como designer é abduzir. O design realiza uma imersão para além da estética de produtos ou serviços, a partir do ponto de vista do público-alvo de forma empática (a experiência do outro) e tem como objetivo a promoção do bem-estar na vida das pessoas.

Esse conceito e sua aplicação no mundo dos negócios está totalmente ligada com inovação. A percepção do designer do mundo e das pessoas ao redor é o que gestores buscam como forma de expandir horizontes na hora de criar projetos e executar tarefas, chamando essa abordagem de Design Thinking.

ATIVIDADE – AQUECIMENTO QUEBRA GELO / DINÂMICA DO TIJOLO

OBJETIVO: Romper paradigmas e crenças limitantes

DURAÇÃO: 10 minutos

Material necessário: Folhas de papel tamanho grande (folha de flip chart, cartolina) uma folha para cada grupo; Pilot, pincel atômico ou canetinha (uma para cada pessoa).

ORIENTAÇÕES INICIAIS

  1. Separar as pessoas em grupos mistos (idade, sexo, cultural, hierárquico, etc) de 5 pessoas (máximo 7);

  2. Fornecer canetas e uma folha de papel para cada grupo;

  3. Pedir TOTAL atenção para dar as instruções da tarefa.

OBJETIVO DA TAREFA - Escrever 50 coisas que podem ser feitas com TIJOLO.

CONDIÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA TAREFA

  • 1 minuto para o grupo planejar como a tarefa será realizada e;

  • 2 minutos para escrever 50 coisas que podem ser feitas com tijolo.

  • NÃO DAR DICAS, NEM OUTRAS INSTRUÇÕES.

RESULTADOS

A maioria dos grupos não consegue concluir a tarefa com sucesso. Pedir a cada grupo que diga os resultados e porque não conseguiram cumprir a tarefa. As justificativas abaixo são as mais frequentes:

  • Tempo insuficiente ou não conseguiram realizar um bom planejamento;

  • Não podiam repetir palavras ou todos falam ao mesmo tempo e não conseguem montar a lista;

  • Se planejaram demais e não tiveram tempo de executar a tarefa;

APRENDIZADO

Não foi dito que não poderia repetir palavras, mas as pessoas se limitam com isso (crenças limitantes). Todos recebem uma caneta e poderiam escrever, porém de modo frequente só uma pessoa escreve. Se cada um fizesse uma lista de 10 palavras/objetos, a lista teria mais de 50 itens facilmente.

CONCLUSÃO

Soluções criativas para os desafios do dia-dia podem surgir de diversas formas diferente se não nos limitarmos à nossa maneira de olhar para o problema e estarmos aberto para novas formas de pensar, sendo empático na solução.

EXERCÍCIO PARA IDOSOS

 

  • Natação

  • Dança

  • Caminhada

  • Corrida

  • Hidroginástica

  • Musculação

  • Ciclismo

  • Pilates

  • Alongamentos

  • Exercícios de equilíbrio e coordenação

PARA OS LÍDERES

Nosso papel como líder é incentivar, motivar, contagiar, envolver, convencer etc. A aproveitar a vida em toda a sua plenitude. Temos data de vencimento. Mostrar para aqueles idosos que são de mal com a vida, que não se sintam mal de envelhecer. Muitos não tiveram esse privilégio.

Motive-os a aprender viver contente em toda e qualquer situação (Filipenses 4.11).

Nunca devemos ficar velhos demais para aprender ou velhos demais para sorrir! O espelho não mente, mas eu posso sorrir para ele porque minha visão turva camufla minhas rugas.

Ensine-os a serem autênticos, genuínos e valiosos. O lifting mais barato e duradouro que existe é sorrir. Intensificar a pratica da oração e não da reclamação. Enquanto geração mais velha, temos que ter em mente a nossa responsabilidade de orar pelos outros.

Mostre a eles o verdadeiro valor da família, são os únicos que sabe o que é melhor para eles.

 “TUDO TEM O SEU TEMPO DETERMINADO, E HÁ TEMPO PARA TODO O PROPÓSITO DEBAIXO DO CÉU. HÁ TEMPO DE NASCER, E TEMPO DE MORRER; TEMPO DE PLANTAR, E TEMPO DE ARRANCAR O QUE SE PLANTOU.” (ECLESIASTES 3. 1-2)

POESIA

Eu adoro o tempo

Tempo pra mim

Tempo pra nós

Tempo livre

Tempo curto

Tempo de sobra

Tempo bom

Tempo de chuva

O tempo só melhora as coisas

Gosto de dar tempo ao tempo

Se estiver triste, eu confio no tempo

Pra levar a tristeza;

O tempo passa, o tempo leva, o tempo traz

É só com o tempo que a gente pode ter certeza, ou não!

Ainda dá tempo!

DESENVOLVA A ARTE DA POESIA COM SEU GRUPO!

FILME SUGERIDO

 “A Incrível História de Adaline” 2015 / Elenco: Blake Lively, Michiel Huisman, Harrison Ford 

LIVRO SUGERIDO

Terceira Idade, Ainda Tempo De Semear

Autor: Maria Augusta Christo de Gouvea

Editora: Vozes

 

Para Sempre Alice

Autor: Lisa Genova

Editora: Saraiva

 

A Caminho de Casa

Autor: Billy Graham

Editora: Saraiva

 

Quebrando Gelo, Aquecendo os Corações

Autor: Ricardo Guimarães

Editora: Vinha

 

Como Desenvolver Uma Vida Poderosa De Oração

Autor: Dr. Gregory Frizzell

Editora: AAMP

 

Contando e Cantando “Conhecendo As Histórias De Hinos Cristãos”

Autor: Henriqueta Rosa F. Braga

Editora: Ultimato

 

FONTES DE PESQUISA

www.gazetadopovo.com.br

www.globoesporte.globo.com

www.ufmbb09.wixsite.com

www.opopular.com.br

www.ufmbb.org.br

www.fortissima.com.br

www.avovo.com.br

www.pastordanieldutra.blogspot.com.br

www.martafelipe.wordpress.com

Terceira Idade, Ainda Tempo De Semear (Maria Augusta Christo de Gouvea / Editora: Vozes)

A Caminho de Casa (Billy Graham / Editora: Saraiva)

 

NUNCA É TARDE PARA FAZER AQUILO QUE DESEJA, MÃOS A OBRA!

Convém que eu faça as obras daquele que me enviou enquanto é dia, a noite vem quando ninguém pode trabalhar” (João 9.4)