AM

Chegamos a mais um ano e o trabalho com os Amigos de Missões não pode parar! Então te convido a ATIVAR e realinhar aquilo que Deus nos pediu para fazer: “apascentar seus cordeirinhos”! Essa foi uma ordem de amor e é para todos nós que fomos e estamos sendo chamadas para servir entre os pequeninos do Senhor.

Servir entre as crianças, na organização Amigos de Missões é muito mais do que ensinar lições ou organizar atividades; é um chamado sagrado para anunciar o amor gracioso de Cristo a cada criança e fazer discípulos, transmitindo os fundamentos do evangelho com profundidade e cuidado.

Jesus nos ensina que o amor verdadeiro se manifesta em sacrifício, pois “nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós” (1 João 3.16). Esse amor que nos alcançou é o mesmo que devemos transmitir, ensinando às crianças que Cristo, por amor, deu sua vida por nós, e portanto, também somos chamados a viver em amor uns pelos outros, além disso é muito importante que esse amor seja compartilhado entre as crianças, por isso te convido a investir sua vida na obra do Senhor, levando nossos pequenos a proclamarem o amor gracioso de Cristo e a fazerem discípulos por onde quer que passem.

Em Marcos 10.14, Jesus declara: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são como elas.” Essa passagem enfatiza a importância das crianças para o Reino e nos lembra que elas têm um papel essencial no plano de Deus. Assim, nossa missão é abrir as portas da igreja para elas e seus corações para Deus, conduzindo-as à compreensão do evangelho desde cedo, para que Cristo possa ser proclamado para outras pessoas através dos pequeninos.

Ao ensinar as crianças a amar missões e a se envolver, anunciando o amor
gracioso de Cristo e fazer discípulos, estamos plantando sementes que podem frutificar por toda a vida. Em Provérbios 22.6, lemos: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.” Esse versículo nos encoraja a discipular as crianças com diligência, pois aquilo que aprendem desde pequenas torna-se a base de sua fé ao longo da vida. Ensinar sobre o amor de Deus, sua compaixão e sua graça desperta nos pequenos um coração sensível à voz do Espírito e à prática do amor, preparando-os para viver e compartilhar a mensagem de Jesus.

Crianças que aprendem sobre a compaixão de Deus e o amor ao próximo
tornam-se, elas mesmas, portadoras dessa missão. Em Mateus 28.19, Jesus
nos dá o mandamento de ir e fazer discípulos em todas as nações. Ao formar as crianças, estamos preparando futuros missionários e discípulos que levarão a mensagem do amor de Cristo ao mundo. Esse trabalho, então, não é apenas local, mas global, contribuindo para o avanço do evangelho e da obra missionária em cada nova geração. Sendo assim, promova atividades que possam levar os nossos Amiguinhos de Missões a um despertamento e integração na obra do Senhor, ajudando assim, as crianças de 4 a 8 anos a compreenderem e vivenciarem o amor de Deus e o chamado missionário, realizando atividades lúdicas que enfatizem o conceito de missões e demonstrem maneiras práticas de compartilhar o amor de Cristo com os outros. Abaixo estão algumas sugestões de atividades:

Caixa de Oração pelas Nações

Monte uma caixa com bandeiras de diversos países e fotos de crianças de
diferentes partes do mundo, trabalhando a oração pelas necessidades
dessas pessoas.

Mapa Missionário da Igreja
Coloque um mapa-múndi em uma área visível da sala de aula e adicione
pinos ou adesivos com informações de missionários apoiados pela igreja,
promovendo momentos de conhecer a realidade do missionário, oração e
ofertas.

Cartas e Desenhos para Missionários
Organize um dia para que as crianças desenhem e escrevam pequenas
cartas para missionários. Elas podem compartilhar versículos bíblicos ou
mensagens simples de amor e encorajamento.

Atividade de “Abraço Missionário”
Esta brincadeira em grupo simboliza o alcance do amor de Jesus por todos os povos. Faça uma roda e peça que as crianças se abracem umas às
outras e falem “Jesus te ama!”. Pode-se também trabalhar esse abraço como forma de evangelização do próximo, anunciando assim amor de Cristo.

Projeto “Mãos Que Ajudam”
Realize uma pequena campanha de doação onde as crianças podem contribuir com itens como alimentos ou roupas para uma instituição local
ou comunidade necessitada.

Oficina de Brinquedos Missionários
Organize um dia para que as crianças montem brinquedos simples, como bonequinhos ou livrinhos ilustrados de histórias bíblicas, para serem doados a crianças de uma comunidade carente, onde as mesmas possam levar e viver o amor de Cristo. Romanos 10. 14-15 nos lembra: “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?” Esse chamado também é urgente entre os pequeninos, pois cada criança representa uma vida que pode ser transformada pelo amor de Cristo. Não podemos negligenciar essa missão, ao contrário, devemos cuidar para haja aprendizado significativo e experiência com o amor de Deus, lembrando que é especialmente importante trabalharmos com crianças, pois, ao ensinarmos o amor gracioso de Deus, estamos cultivando corações que podem ser moldados por Ele, levando essas verdades por toda a vida.

Danielle Andréa da Silva
Coordenadora Estadual de AM