![](http://www.ufmbf.org/wp-content/uploads/2016/08/MCM-1024x988.jpg)
1. A importância da liderança feminina em anunciar “Amor e Graça” através do Discipulado
Nós, mulheres, enfrentamos muitos desafios para alcançar posições de liderança. Entre os principais, estão:
- Questões sociais, que são grandes obstáculos não apenas para a ascensão a cargos de liderança, mas também para a entrada e permanência no mercado de trabalho;
- Sobrecarga com atividades domésticas e responsabilidades de cuidado com a família.
Apesar desses desafios, como líderes, precisamos discipular, capacitar, inspirar e motivar outras mulheres a superá-los, formando uma rede de apoio mútuo. Devemos expressar um amor fraternal, verdadeiro e prático, que seja sacrificial, assim como “Cristo deu sua vida por nós”, a maior expressão do amor e da redenção divina.
Em João 3. 16, a Palavra de Deus nos diz que a fé em Jesus é a chave para a vida eterna. Essa passagem ressalta a importância de crer em Jesus e se comprometer com seus ensinamentos. Como discípulas, somos chamadas a acreditar, amar e seguir o exemplo de Jesus.
Como desenvolver uma liderança feminina dinâmica e fiel à Palavra de Deus?
- Maior cooperação e envolvimento nas programações da Igreja local, Associação, UFMBF e UFMBB. Temos as redes sociais e plataformas digitais como ferramentas tecnológicas para auxiliar em nosso trabalho.
- Alto nível de empatia. A líder precisa despertar o interesse do seu grupo de mulheres durante a comunicação, pois sem empatia dificilmente algo positivo ocorrerá.
- Flexibilidade quando necessário, compreendendo seu grupo. Jesus trabalhou com uma equipe longe da perfeição, e seu estilo de liderança pode ser seguido por qualquer uma de nós.
- Relacionamento interpessoal elevado. Uma convivência harmoniosa e o desenvolvimento pessoal e coletivo fortalecem os laços fraternos e o amor cristão.
- Um clima organizacional leve e amistoso, onde as interações são marcadas por acolhimento, respeito e compreensão, refletindo valores cristãos de compaixão e serviço. Esse tipo de ambiente prioriza o bem-estar, promovendo um espaço em que todos se sentem valorizados, motivados e apoiados.
Liderança feminina transmitindo o “Amor de Deus”
João 3. 16 nos lembra do que Deus deu ao homem. Podemos ver o amor de Deus nas bênçãos que Ele nos concede. Porque nos ama, Deus constantemente nos presenteia com coisas grandes e pequenas, desde a beleza do mundo até as pessoas que fazem parte de nossa vida. Deus nos deu pessoas para amarmos, cuidarmos e liderarmos. Que bênção e privilégio é pastorear as ovelhas do Bom Pastor: “Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (João 10. 11). Esse é o amor sacrificial e o cuidado de Jesus para cada uma de nós. Seu ministério, minha amada irmã, é um presente de Deus. Não murmure diante das adversidades, pois foi o Senhor que te chamou.
O amor gracioso de Deus através do Discipulado
A lógica é algo assim: Deus ama todas as pessoas; Cristo morreu por todas; portanto, a salvação é possível para todas. Em Romanos 10. 14-15, o apóstolo Paulo destaca a importância da pregação do evangelho: “Como, pois, invocarão aqueles em quem não creram? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?” À luz desse texto, temos o compromisso de transmitir a mensagem de salvação. Como as pessoas conhecerão esse amor gracioso? Isso só acontecerá através de nós. Precisamos, com urgência, espalhar a mensagem transformadora de Jesus, para que mais pessoas possam conhecer o amor de Deus e experimentar Sua graça.
UFMBF X Simpósio de Liderança Feminina
No primeiro semestre de 2025, a UFMBF promoverá um simpósio para todas as líderes do nosso Campo Fluminense, onde teremos palestras e painéis, sessões interativas, discussões em pequenos grupos, sessões de perguntas e respostas, oração, culto a Deus, networking e conexão.
Precisamos, amadas irmãs, nos preparar melhor a cada dia para servir a Deus com excelência. O mundo tem oferecido valores distorcidos, e essa modernidade secular tem, infelizmente, alcançado nossos arraiais.
Características marcantes da nossa liderança
Incentivem as mulheres a serem cooperadoras com nossa Organização, Igreja local e Associação. Nosso grande desafio será conquistar aquelas que estão fora da organização. Em 2025, nossa maior expressão de amor gracioso será trazê-las de volta, mesmo as que, por diversos motivos, deixaram de se interessar.
Como tornar os PGMs e estudos dirigidos da VM mais eficazes
Promovam estudos aplicando metodologias ativas, com temas que tenham aplicação prática na vida diária. Lembram como Jesus usava parábolas e comparações para ensinar? (Mateus 18. 1-5).
Como despertar o interesse das mulheres para participarem dos eventos?
- Os quebra-gelos são ótimos para momentos sociais e para conhecer melhor as pessoas. (Sugestão: Dinâmica “Amor em Ação”, baseada em 1 João 3. 16).
- Eventos atraentes e objetivos, com temas que tragam crescimento espiritual e pessoal.
- Promovam uma sala de oração semanal, enfatizando que a oração expressa nossa total dependência de Deus e nossa fraqueza humana. Todas nós, líderes, precisamos ser fortalecidas pela oração. A UFMBB promove, todas as terças às 17h o momento “Mulher Cristã Hoje”, com assuntos voltados para a mulher. Marque um chá das 17h nesse horário e depois abra uma roda de conversa para falar sobre o tema abordado.
Como melhorar nosso canal de comunicação com as mulheres?
Uma dica: melhore a comunicação usando os três canais do público – Visual, Auditivo e Cinestésico. Um planejamento bem elaborado, alinhado às necessidades de quem trabalhamos, será extremamente positivo. Projetos que isolam pessoas ou organizações estão fadados ao fracasso. Você tem praticado empatia em relação ao seu grupo?
Jesus treinou 12 pessoas que influenciaram o mundo, e essa equipe estava longe da perfeição. Ainda assim, Ele as impactou profundamente.
O que devemos evitar na nossa liderança:
Há uma tendência à improvisação que, cada vez mais, toma conta devido a alguns mitos sobre planejamento:
- “Se eu organizar, perderei a criatividade e as oportunidades.”
- “Não sei planejar (nem quero aprender).”
- “Planejar toma tempo e dá trabalho.”
- “Planejar nesses tempos incertos é difícil.”
- “Está tudo na minha cabeça; não se preocupem.”
Conclusão:
Palavras-chave de 1 João 3. 16 “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu sua vida por nós.” Amor, conhecimento, sacrifício, Cristo, entrega, irmãos.
Ao ler esse versículo, somos levadas a refletir: Que amor é esse? Sacrificial, entregue por nós. Um amor altruísta. Minha oração, amada irmã, é que em 2025 sua liderança seja guiada por esse gracioso amor e que você cuide das necessidades físicas, emocionais, espirituais e sociais das mulheres que Deus confiou a você.
Além disso, que você desenvolva ferramentas que incentivem a participação das mulheres na missão, liderança e envolvimento na comunidade cristã. Que você, mulher cristã, seja dirigida por Deus para servir e agradá-Lo.
- A mulher que agrada a Deus confia em qualquer circunstância;
- Exerce uma liderança que realmente agrada a Deus, permitindo que Ele assuma o controle e reconhecendo que somos apenas instrumentos em Suas mãos.
Lembre-se: o amor de Deus não é encontrado nas circunstâncias da vida, mas em Sua presença em nossa vida. “Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.” (1 João 4. 16) Que Deus nos abençoe! Amém!