MCM

Tema: "Busquemos a Paz com Misericórdia"

Ênfase: Perdão

Divisa: "Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, vos perdoou em Cristo". (Efésios 4.32)

1. GRANDE COMISSÃO – “IDE E PREGAI”

“Como ouvirão se não há quem pregue?” (Rm 10:14). Através das lives, reuniões presenciais, assistindo palestras no canal do YouTube e Facebook, nós mulheres precisamos criar uma rede digital para evangelização de outras mulheres, atraindo para nosso convívio cotidiano. As mídias sociais são ferramentas abençoadoras para alcançar mulheres não crentes, com a mensagem de salvação. Há um lugar específico para cada mulher na MCM.

Os artigos sugeridos na revista Visão Missionária “compaixão e graça” são para você mulher cristã, desenvolver seu trabalho feminino junto ao seu grupo local ou associação, tendo a oportunidade de dar mais visibilidade a estes atos de amor. Os temas trazidos trimestralmente abençoam vidas com ações de compaixão e graça, a exemplo de Jesus nos estimulando a continuar servindo por amor no propósito de alcançar vidas para o Senhor.

Devemos estar atentas para as campanhas de Missões Estaduais, Nacionais e Mundiais, para promover encontros de oração e ofertas, envolvendo mulheres, adolescentes e crianças. A revista Visão Missionária traz todo conteúdo de programações. Devemos anotar as respectivas datas acima em nossas agendas de atividades anual.

2. DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA

Em nossa liderança precisamos adquirir conhecimento e estar sempre aprendendo com as novidades atuais. O curso EAD “Organização Mulher Cristã em Missão”, curso básico de missões “CIEM em EAD” são exemplos de plataformas digitais promovidas pela UFMBB. Totalmente online, dinâmico e de fácil acesso, é uma ferramenta que pode ajudar no desenvolvimento de líderes.

Precisamos estar atentas a agenda das comunicações de nossos eventos, capacitações, lives, entre outros, promovidas pela UFMBF que abrangem organizações e áreas específicas.

Outra sugestão seria criar um grupo de leitura cristã para estimular o hábito de ler e meditar na Palavra de Deus, sendo essencial para a mulher discipuladora.

Orar, sem cessar! Precisamos ter a ousadia da mulher que ora, segundo o coração de Deus.

A proposta é que as Mulheres Cristãs em Missão se reúnam em encontros para desenvolver as práticas dentro das organizações. As atividades e encontros podem ser:

Os encontros mensais podem ser realizados na igreja, em dia e horário mais acessível. Pode ser dividido em dois momentos:

1º Momento – Encontro de aproximadamente 45 minutos, o grupo estará todo reunido para uma parte devocional e para apresentação do estudo mensal editado na revista Visão Missionária. Também devem ser passadas informações sobre a obra missionária no Brasil e no Mundo e promover Amigos de Missões, Mensageiras do Rei e das instituições de ensino (CIEM e SEC).

2° Momento – Encontro de aproximadamente 45 minutos, os grupos específicos irão se reunir em salas separadas para refletir em torno de temas que sejam do seu interesse. Não necessariamente no mesmo dia e hora. Utilizar artigos e roteiros editados na revista Visão Missionária.

É nossa responsabilidade realizar a equação:

O CIEM - Educação e Missões tem disponibilizado cursos online para despertamento vocacional, este curso utiliza ferramentas estratégicas com o objetivo de ajudar cada Mulher a descobrir seus dons e talentos e a usá-los no contexto da igreja.

Durante o mês de Junho promova uma programação especial com o objetivo de divulgar a relevância da educação Cristã missionária. Invista em projetos para vocacionados e mentoria em sua MCM.

No dia de Educação Cristã, 23 de Junho, planeje um despertamento para a prática de dons, talentos e momentos especiais de orações e ofertas destinadas às instituições administradas pela UFMBB - SEC e CIEM.

3. DISCIPULANDO

Propagar a palavra de Deus nos tempos atuais ainda não é uma tarefa muito fácil para nós mulheres. Por isso, temos de estar envolvidas nesse trabalho de fé, para testemunhar o amor de Deus e a esperança de dias melhores. Precisamos mostrar que mesmo hoje, apesar da tecnologia os afazeres doméstico que nunca acabam, mas é possível sermos:

Todas somos mulheres propulsoras da Palavra de Deus

Orientem e acompanhem se as organizações e/ ou grupo específico da MCM utilizam a literatura da UFMBB para seus estudos. Abaixo listamos os conteúdos disponíveis para o nosso trabalho na educação cristã de crianças, adolescentes, jovens e mulheres.

  • Visão Missionária
  • Ela Vida & Missão
  • Sorriso
  • Aventura Missionária
  • Você Adolescente
  • Manancial

Caso não utilizem, procure saber a razão que ainda não fizeram aquisição. Você que é leitora das literaturas da UFMBB poderá explicar a importância para o crescimento integral da mulher e a relevância para Educação Cristã.

O objetivo é alcançar todas as mulheres da igreja, todas elas com a matriz curricular que da educação cristã missionária. Precisamos continuar a motivar as mulheres a terem prazer no estudo. MCMs, precisamos nos unir para pensarmos em estratégias para o nosso trabalho não só continuar, mas crescer. Use o poder das mídias sociais para aumentar a visibilidade dos trabalhos.

Presenteie mulheres não crentes com a revista Visão Missionária. Precisamos testemunhar que somos mulheres convocadas para trabalhar no Reino de Deus realizando esse trabalho há 109 anos a moda antiga, mas hoje, contextualizada para nosso tempo moderno. Temos muitos desafios como mulher cristã em uma sociedade incrédula. Precisamos ter a ousadia da mulher que ora. Vida cristã é ouvir a voz de Jesus, é prontidão.

4. TEMA ANUAL

Em 2022 teremos a grande oportunidade de realizar em nossos encontros, assembleias, congressos e eventos especiais. O tema será “Busquemos a Paz com Misericórdia” tendo uma ênfase para o perdão. Divisa: “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” (Ef. 4.32)

Em vez de ser amargo e zangado com o próximo ou de usar um discurso alto e insultuoso, Paulo exorta o povo de Deus a ser gentil, compassivo e perdoador.

Paulo tenta ajudar os efésios nesta importante área de santificação, apresentando um quadro bem conhecido e cativante. Todos nós ficamos intrigados com a visão de uma criança tentando imitar seu pai - batendo com um martelo, jogando uma bola, limpando as folhas. Paulo está sugerindo algo semelhante quando ele defende bondade e compaixão, amor e perdão. Ele diz: “Sede imitadores de Deus”. Faça como seu Pai fez por você. Ele exorta os efésios a perdoarem uns aos outros “assim como em Cristo, Deus vos perdoou”. Ele os incita a viver uma vida de amor “como Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de perfumes a Deus”. Lembre-se! “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (1 João 4:19). Aproveitem o tema para criar ferramentas de estudo em grupo com sua MCM. Aprofunde-se mais!

5. AVALIAÇÃO

As metas alcançadas deverão ser enviadas através de relatório, dentro do prazo estabelecido para UFMBF. Lembrando que as contribuições precisam ser identificadas, se possível, com o envio do comprovante para o e-mail secretaria@ufmbf.org ou executiva@ufmbf.org para auxiliar no controle interno.

“Senhor, quero ser uma obreira ativa e fiel, ajudando as pessoas com que sei fazer. Ajuda-me a ver as necessidades de cada uma delas e me usa, junto com as minhas irmãs em Cristo, a supri-las.” (Nancy Gonçalves Dusilek – Elas e Nós, Tudo a Ver – UFMBB).

Em Cristo,

Léa Ventura Tavares Perenyi

Coordenadora Estadual de MCM