MR

Queridas Coordenadoras, o tema proposto para 2024 é “VIVAMOS O VERDADEIRO AMOR”. Nossas meninas precisam conhecer qual é o VERDADEIRO AMOR e aprender como colocá-lo em prática. Durante o ano, podemos dar sugestões e estudos para que a MR pratique o Verdadeiro Amor em sua vida e na vida de quem a rodeia. Pode parecer fácil, mas devemos lembrar que a rotina do adolescente é bem diferente da rotina de um adulto. Falar de amor no ambiente de trabalho pode não ser tão impactante quanto falar de amor na escola, ou demonstrar amor aos pais.

FAMÍLIA - Provérbios 13. 1 -14 mostra como é agradável a Deus a obediência dos filhos aos pais. Família nasceu no coração de Deus e devemos ensinar que o amor começa em casa, em família. Ela demonstra amor e honra aos pais com obediência e inclui o tempo de qualidade que um dedica ao outro.

ESCOLA - Falar em amar com os amigos da Igreja pode ser fácil, afinal, dentro da Igreja não há implicâncias por ser evangélica, dar dízimos ou querer se casar virgem, ao contrário do que ocorre na escola e entre amigos do bairro (rua ou prédio). No entanto, ainda assim, devemos demonstrar amor a estas pessoas que implicam ou até desprezam. Isso não significa que devemos aceitar ou ser coniventes com seus atos errados, mas podemos demonstrar amor não nos vingando, não torcendo para que eles sejam prejudicados em algo e, principalmente, nunca abrindo mão dos nossos valores.

IGREJA - Falar em amar a Deus pode parecer óbvio, mas também é importante destaca-lo. Ao falar de amor a Deus, podemos mencionar também o amor à Igreja. Sabemos que são coisas diferentes, mas devemos mostrar nosso amor a Deus demonstrando amor e respeito à Igreja. Amar a Igreja, não significa amar uma determinada denominação evangélica, mas aos cristãos como um todo. Eis alguns exemplos: Não falar mal de outras Igrejas; Não falar mal de líderes; Respeitar as orientações da liderança; Orar pelos outros e abençoar outras vidas; Contribuir financeiramente com os projetos da Igreja; Contribuir com mão-de-obra na Igreja; Participar de grupo, projeto ou programa; Ajudar e, se possível, participar de missões; Demonstramos amor a Deus amando, honrando e trabalhando em sua Igreja, seu corpo.

INIMIGOS - Um dos ensinamentos mais categóricos de Jesus foi sobre amar os inimigos (Mateus 5. 43-45). Amar aqueles que tentam nos prejudicar é difícil, mas necessário. Para a MR, o significado de amar os inimigos pode ser comparado com o dever de amar os que nos perseguem, os que implicam com nossa fé, os que não acreditam em nós, ou aqueles que nos aborrecem por qualquer outro motivo. Demonstramos amor com gestos, com atitudes e não apenas com palavras.

Em todos esses momentos de sua vida, é importantíssimo que a MR entenda que a prática do VERDADEIRO AMOR só é possível com a intimidade com Deus, através de uma vida devocional diária. Assim, elas aprenderão e serão reconhecidas: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” João 13. 35

Seguem sugestões de atividades para praticarmos o VERDADEIRO AMOR:

GRANDE COMISSÃO:

A organização MR tem um objetivo de fundamental importância espiritual: “Levar a Palavra de Deus até os confins da terra”, desenvolvendo o potencial missionário que há em cada menina que dela participa e que lhe é dado pelo Espírito Santo.

AÇÕES EVANGELÍSTICAS

1.Criar um projeto de ajuda a um grupo específico na comunidade onde a Igreja está situada. O projeto que deverá ter a duração mínima de um mês dependerá do grupo a ser alcançado, que poderá ser de crianças, idosos, trabalhadores, estudantes, enfermos e etc.

2. Realizar uma atividade evangelística. A organização estará livre para realizar a atividade que quiser contando que seja evangelística. Na medida do possível, deverá envolver toda a Igreja.

3. Participar das campanhas de JMM, JMN, JME, Dia Batista de Oração Mundial.

Missões Mundiais - No mês de fevereiro, um mês próximo à campanha missionária, as MR poderão confeccionar um mural com informações a respeito da obra missionária que os batistas brasileiros realizaram ao redor do mundo. Para tanto, providenciar notícias recentes (publicadas nos últimos três meses, de  campos onde a  JMM  mantém missionários. As revistas Aventura Missionária e Visão Missionária e o Jornal de Missões são as melhores fontes dessas notícias. Com o material coletado, montar o mural. O quarto caderno de Aventura Real oferece sugestões quanto à confecção de um mural.

Missões Estaduais – No mês de julho precisamos incentivar nossa Igreja a trabalhar com Missões Estaduais. Milhares de crianças passam por nossas Igrejas todos os anos. Muitas delas conhecem a Cristo e crescem em meio a nossas comunidades de fé e alcançam a salvação através da fé em Jesus Cristo. Estes pequeninos aprendem a ser amados pelas famílias no ambiente eclesiástico. Ao mesmo tempo, milhares de meninos e meninas são alvos da violência, prostituição e criminalidade. Missões Estaduais, através da parceria com o Programa de Educação para a Vida – PEVI – vem trabalhando para que estas crianças tenham toda a assistência em seus encontros. O programa prevê ajuda no reforço escolar, mas busca preenchê-las de valores ético-morais-cristão que levarão para toda a vida. Ainda não conseguimos apoio financeiro para este e outros projetos. Mas este é o objetivo: que cada criança que vá ao projeto receba apoio de nossas Igrejas. As necessidades são muitas: lanches, refeições, uniformes, transporte de voluntários e outras situações que surgem e precisam de uma Igreja que ora e também apoia financeiramente. Acesse o site da Junta de Missões Estaduais (https://www.missoesestaduais.com.br/projetos-e-parcerias) para conhecer esse e outros projetos, encontrar o PEVI mais próximo e fazer uma visita com as Mensageiras e os Embaixadores. Procure informações com os responsáveis do que levar e fazer na visita pelo site e/ou pelos contatos (21) 99600-6112 e (21) 99600-6109.

Missões Nacionais - No mês de setembro confeccionar trimestralmente o calendário de oração para interceder pelos missionários da JMN. Em tiras, recortar um a um os nomes dos missionários e seus respectivos endereços. Cobrir uma caixa com a figura do planisfério que pode ser obtida da internet. Semanalmente, cada participante vai tirar dessa caixa uma tira com o nome de um missionário, pelo qual deverá orar durante a semana. Haverá um período de oração em favor de missões. A partir da segunda semana, antes de tirar da caixa uma nova tira, quem tiver orado por um missionário durante a semana finda, colará a respectiva tira com o nome do missionário em um cartaz com o formato do mapa do Brasil, que ficará exposto durante toda a campanha missionária.

4. Realizar as ações de compaixão e graça publicadas na Aventura Missionária trimestralmente.

DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA

1.Todos os anos, no dia 23 de junho, as Organizações Missionárias da UFMBB participam do Dia de Educação Cristã Missionária. Esse é o dia do aniversário da UFMBB, e ele é celebrado com o levantamento de uma oferta para ajudar no sustento das duas casas de formação de vocacionados da União Feminina, o CIEM e o SEC. Se desejar conhecer mais, acesse o site das escolas: www.ciem.org.br e www.sec.org.br

2. Organizar caravana para visitação ao CIEM no mês de junho;

3. Inscrever a MR da quarta etapa de sua Igreja no curso online da UFMBB;

4. Formar comissões para planejamento e execução de atividade a fim de que todas as MR exercitem a liderança. Utilizar o planejamento trimestral da Aventura Missionária, estudos e atividades são muito importantes para formação de cada MR.

5. Inscrever as líderes e auxiliares nas programações promovidas pela UFMBF, Congresso MR, MCM, mentorias (capacitação de líderes), Assembleia Anual UFMBF Site: www.ufmbf.org

DISCIPULADO

1.Promover o estudo do livro: Viver com Jesus, a Escolha Certa.

2. Incentivar as MR a desenvolverem pelo menos dois relacionamentos discipuladores com outras MRs, se baseando no que aprendeu com o estudo do livro Viver com Jesus, a Escolha Certa.;

3. Realizar dois reconhecimentos de etapas: Tema: Encontro Real.

4. Adquirir a revista Aventura Missionária para todas as MR.

TEMA ANUAL

1.Realizar os estudos sobre o tema anual bem dinâmico, publicados na Aventura Missionária.

2. Esse ano, 2024, comemoraremos 75 anos de MR no Brasil, nosso Jubileu de Brilhantes. Faça uma linda celebração desta data tão importante em sua Associação inserindo o Tema Anual Vivamos o Verdadeiro Amor.

Avaliação: As coordenadoras da Associação são responsáveis pelo relatório anual das Igrejas que realizaram os objetivos estratégicos de sua Associação. Utilizar a caderneta de relatório das MR e enviar os relatórios à UFMB da Associação e/ou UFMBF em prazo hábil.

OBS: Foi criado o grupo de WhatsApp de Coordenadoras Fluminense e, se houver alguma Coordenadora que ainda não está inserida no grupo, favor entrar em contato com Liderança Estadual. Desejamos que as orientações aqui contidas sirvam para levá-la a uma ação produtiva, que possibilite a edificação das vidas que Deus tem colocado em suas mãos.

Sandra Oliveira de Araújo
Coordenadora MR Fluminense
Edlamarcia Faial de Moraes Souza
Líder Auxiliar MR Fluminense