Mulher Cristã em Missão

 

MULHER CRISTÃ EM MISSÃO
Uma nova proposta para o trabalho com as mulheres nas igrejas

 

Pense um grupo de mulheres. Quem faz parte dele?

Mulheres donas de casa? Mulheres mães? Mulheres profissionais? Mulheres maduras, experientes? Mulheres sós? Mulheres que assumiram o papel de mãe e pai em seus lares? Mulheres   na   terceira   idade, mas   cheias   de   energia?   Mulheres   recém-casadas?  Jovens universitárias, iniciando carreiras, trabalhando para bancar os estudos, cheias de sonhos e planos para o futuro?

É nesse grupo de mulheres que a União Feminina Missionária Batista do Brasil pensa! É esse grupo que ela quer alcançar! Foi nesse grupo de mulheres, tão diversificado e ao mesmo tempo único em suas peculiaridades, que a UFMBB pensou ao idealizar a organização Mulher Cristã em Missão.

O que faz desse grupo de mulheres uma unidade? A missão que elas têm em comum - fazer Cristo conhecido, pregar e ensinar a Palavra, multiplicar os discípulos. É em prol dessa missão que elas se unem, agem e interagem na igreja, na família, no trabalho, no ambiente acadêmico, enfim, onde quer que estejam.

A missão é uma só, mas cada mulher que faz parte desse grupo tem seu contexto de vida e experiências. Por isso, pensando nos diferentes estágios pelos quais passa a mulher ao longo de sua existência, a organização é formada por quatro grupos específicos: Jovem, Singular, Mãe e Plena.

A seguir, você confere quem são as mulheres que formam cada um dos grupos específicos de Mulher Cristã em Missão. É possível que a realidade de uma igreja não permita a formação dos quatro grupos. Neste caso, formam-se apenas os grupos possíveis. 

 

No grupo JOVEM, a mulher...

  • Terá oportunidades para crescer integralmente.
  • Receberá estudos e atividades que a orientem para uma vida cristã em constante crescimento espiritual.
  • Será orientada sobre temas importantes para o desenvolvimento do seu bem-estar pessoal, tais como: sentimentos, comportamento, temperamento, ética, vocação, sexualidade, saúde e beleza.
  • Terá oportunidade para se capacitar para um relacionamento humano satisfatório, visando a uma vivência cristã saudável e útil.
  • Será incentivada à leitura da Bíblia, à prática da oração, da evangelização e da ação social.
  • Terá oportunidade de se envolver em atividades de compaixão e graça, cumprindo, assim, a Grande Comissão.

 

No grupo SINGULAR, a mulher...

  • Será enriquecida em sua vida espiritual.
  • Participará de estudos, encontros, clínicas, que irão tratar de assuntos relacionados à vida emocional, física e profissional da mulher.
  • Será atendida em suas necessidades específicas enquanto jovem casada, solteira, viúva ou divorciada.
  • Terá a oportunidade de desenvolver relacionamentos por meio de passeios culturais, viagens missionárias, redes sociais, etc.
  • Receberá sugestões de bons livros e filmes para seu crescimento.
  • Será incentivada à leitura da Bíblia, à prática da oração, da evangelização e da ação social.
  • Terá oportunidade de se envolver em atividades de compaixão e graça, cumprindo, assim, a Grande Comissão.

 

No grupo MÃE, a mulher...

  • Receberá estudos relacionados com a família que exijam a atenção da mulher cristã que é mãe, tais como: comunicação entre o casal, pais e filhos; ajustamento na vida conjugal; a recreação e a família; preparação de futuras mães; disciplina e educação dos filhos; etc.
  • Será incentivada a promover o enriquecimento da vida espiritual dos membros de sua família, através de ênfases dadas à promoção de culto da família no lar e uso das revistas Manancial e Sorriso entre os familiares.
  • Terá a oportunidade de participar de uma rede de apoio às mulheres mães, na qual possa encontrar suporte espiritual e emocional na tarefa de criar os filhos.
  • Desfrutará de momentos de lazer e descanso.
  • Intercederá em favor dos filhos.
  • Será incentivada à leitura da Bíblia, à prática da oração, da evangelização e da ação social.
  • Terá oportunidade de se envolver em atividades de compaixão e graça, cumprindo, assim, a Grande Comissão.

No grupo PLENA, a mulher...

  • Poderá explorar suas potencialidades e habilidades, desenvolvendo sua autoestima.
  • Será atendida em suas necessidades de afeto, atenção e respeito.
  • Receberá orientações sobre práticas preventivas, como: aprender a se alimentar corretamente, importância da atividade física saudável e do descanso, fatores de risco de doenças cerebrais, entre outras.
  • Terá oportunidade de participar de projetos sociais, passeios culturais, estudos, etc.
  • Será incentivada à leitura da Bíblia, à prática da oração, da evangelização e da ação social.
  • Terá oportunidade de se envolver em atividades de compaixão e graça, cumprindo, assim, a Grande Comissão.

 

OBJETIVOS DE MULHER CRISTÃ EM MISSÃO

  • Ter como meta alcançar todas as mulheres da igreja.
  • Envolver as mulheres no cumprimento da Grande Comissão.
  • Oferecer subsídios à mulher para aperfeiçoar-se física, espiritual, social e emocionalmente.
  • Capacitar a mulher para fortalecer a vida espiritual do seu lar.
  • Apoiar o educador cristão e/ou pastor na implantação e fortalecimento das organizações Amigos de Missões e Mensageiras do Rei.

Para alcançar tais objetivos, a organização Mulher Cristã em Missão possuí um conteúdo curricular que visa alcançar a mulher em sua integralidade, abrangendo as áreas pessoal, social e espiritual.

 

ENCONTROS E ATIVIDADES DE MULHER CRISTÃ EM MISSÃO

ENCONTROS MENSAIS

A proposta é que as mulheres cristãs em Missão se reúnam mensalmente em um encontro, que poderá ser realizado na igreja, em dia e horário mais acessível. O encontro será dividido em dois momentos:

  • PRIMEIRO: Neste primeiro momento, de aproximadamente 45 minutos, o grupo estará todo reunido para uma parte devocional e para a apresentação do estudo mensal editado na Visão Missionária. Além disso, haverá um momento para informações sobre a obra missionária no Brasil e no Mundo e um momento para a promoção de Educação Cristã Missionária.
  • SEGUNDO: Neste segundo momento, de aproximadamente 45 minutos, os grupos específicos se reunirão em salas separadas para refletir em torno de temas que sejam do seu interesse. Para tanto, irão utilizar os artigos editados em Visão Missionária, com exceção das jovens, que terão à disposição artigos publicados na Ela - Vida & Missão.

 

ENCONTROS SEMANAIS

Semanalmente, as mulheres poderão se reunir nos lares em Pequenos Grupos Multiplicadores (PGMs), agrupando-se por proximidade. Nestes encontros serão utilizados os roteiros de PGMs publicados em Visão Missionária, Manancial ou Ela – Vida & Missão (no caso de PGMs formados apenas por jovens).

Na semana em que houver Encontro Mensal, os PGMs não se reúnem, para que todas participem da programação mensal.

REUNIÕES

Trimestralmente, um período do encontro mensal será destinado a planejamento e deliberações. As mulheres poderão ainda, se desejarem, se reunir em dia e horário mais acessível especificamente para reuniões de planejamento e deliberativa.

ATIVIDADES

As mulheres cristãs em Missão deverão promover as seguintes atividades: Oração em favor de Missões Nacionais, Oração em favor de Missões Mundiais, Dia Batista de Oração Mundial e Dia de Educação Cristã Missionária.

Para a promoção do Dia de Educação Cristã Missionária, as mulheres cristãs em Missão deverão realizar, no mês de junho, em conjunto com os Amigos de Missões e as Mensageiras do Rei, uma programação especial com o objetivo de divulgar a relevância da educação cristã missionária na igreja, do despertamento de vocações e do sustento das nossas casas de ensino – CIEM E SEC.

As mulheres poderão, ainda, realizar outras atividades, conforme seu planejamento, tais como: retiros, acampamentos, congressos, reuniões de intercâmbios, estudo de livros em classe, festas e momentos de lazer, chás etc.

 

DIRETORIA DE MULHER CRISTÃ EM MISSÃO

A organização Mulher Cristã em Missão terá uma coordenadora geral, uma vice-coordenadora, uma secretária, uma coordenadora de PGMs e uma líder para cada um dos grupos específico.

A coordenadora geral coordena o funcionamento geral e o funcionamento dos grupos de mulheres.

A vice-coordenadora substitui a coordenadora geral, apoia e incentiva o trabalho dos grupos de mulheres e administra as finanças.

A secretária registra as reuniões de planejamento e deliberativa, cuida da correspondência da organização, prepara e envia os relatórios.

A coordenadora de PGMs orienta a formação dos PGMs, acompanha o desenvolvimento dos grupos, orienta as líderes de cada PGM e coordena, juntamente com elas, as ações de compaixão e graça.

Caso a igreja já adote a estratégia de pequenos grupos multiplicadores, a coordenadora deverá trabalhar subordinada à liderança do pastor e/ou do coordenador de PGM da igreja.

A coordenadora de estudos e eventos planeja os estudos mensais e as atividades especiais a serem realizadas.

As líderes de grupos específicos (Jovem, Singular, Mãe e Plena) planejam, juntamente com a coordenadora geral, as ações voltadas para o grupo que lidera.