Do Senhor é a terra…

Imagens de destruição causada pelas chuvas sempre nos impressionam. Revoltamo-nos contra os governos, que, ano após ano, nada fazem para garantir moradia segura aos que vivem em áreas de risco. Ao mesmo tempo, sentimos compaixão pelos que perdem suas casas e, em muitos casos, entes queridos.

Ao criar o mundo, Deus colocou tudo no seu devido lugar, para que homem vivesse feliz e tranquilo.

Em Gênesis 1.31, lemos que Deus viu “tudo quanto fizera, e eis que era muito bom”. Infelizmente, o pecado entrou no mundo, e os homens passaram a atrapalhar os planos de Deus. Por exemplo, ele colocou as florestas no lugar certo, para que sejam evitadas essas calamidades. Mas, devido ao desmatamento desorganizado, as florestas estão acabando, e as consequências são desastrosas, como as que os são mostradas pela mídia. 

Nosso Planeta está organizado em uma cadela harmoniosa, planejada por Deus. Quando uma parte dessa cadeia perde a harmonia, ocorre o desequilíbrio: muita chuva ou falta de chuva, muito calor ou muito frio, muito vento ou pouco vento, e assim por diante. Contudo, não é só o desmatamento de grandes áreas que provoca esse desequilíbrio. Muitos de nossos hábitos diários ajudam a piorar a situação.

Algumas atitudes bem simples podem ajudar a mudar essa realidade a partir de você. Coloque em prática estas dicas e comece a fazer, a partir de hoje, a sua parte. 

1. Ao sair do seu quarto, apague a luz. Quanto maior o consumo de energia, maior o número de usinas hidrelétricas a serem construídas, o que significa mais destruição da flora e da fauna. 

2. Diminua o tempo dos seus banhos e feche o chuveiro enquanto estiver se ensaboando. A água potável do Planeta está se esgotando.

3. Sugira à sua mãe que evite o uso de toalhas de papel e de folhas de papel alumínio. Para se fabricar o papel, árvores são derrubadas. A fabricação do alumínio exige o desmatamento de grandes áreas na Floresta Amazônica onde é encontrada a bauxita.

4. Em sua casa, defenda o uso de detergentes biodegradáveis, que não poluem as águas.

5. Recomende aos membros da sua família que coloquem tampa na chaleira ou na panela para que a fervura da água e o cozimento dos alimentos sejam mais rápidos, possibilitando a economia de gás.

6. Para economizar água, a quem molhar as plantas, recomende o uso de regador, e a quem lavar o carro, o uso de balde, e não de mangueira.

7. Defenda a ideia de que as calçadas se lavam com a água da chuva.

8. Recomende a seu pai que feche a torneira ao fazer a barba.

Extraído da Revista Aventura Missionária – 4T13

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *