No porta-malas

No site www.bibliaworldnet.com.br, no link Ponto Jovem, em Conta Outra, lia seguinte mensagem: Aconteceu na cidade de Londrina, PR, um fato que chamou muito a atenção dos bombeiros. Uma jovem de 19 anos saiu para mais uma de suas noitadas com quatro jovens, entre eles um menor de idade de apenas 13 anos. A bebida e as drogas já faziam parte da vida dessa jovem.

Quando foram buscar a jovem em sua casa já demonstravam embriaguez. O som do carro estava num volume elevado. A mãe da moça, desesperada, foi até o carro e disse o seguinte: Deus acompanhe vocês. Ouviu-se uma gargalhada dentro do carro e a jovem colocou a cabeça para fora e disse para a sua mãe: Só se ele ficar no porta-malas, porque aqui está lotado.

Não demorou muito e o motorista, em alta velocidade, perdeu o controle do carro em uma avenida e bateu em um poste. Os cinco ocupantes do veículo vieram a falecer.

Havia drogas e bebidas dentro do carro. Quando a perícia técnica e os bombeiros chegaram ao local ficaram surpresos, pois o carro estava totalmente destruído, mas o porta-malas estava intacto. Inacreditável foi o que os bombeiros viram no momento em que abriram o porta-malas. Havia uma bandeja com 34 ovos e nenhum deles se quebrou.

Cuidado com o que diz! Está escrito: "Refreia as suas palavras àquele que possui o conhecimento" (Pv 17.27). "Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma na presença de Deus; por¬que Deus está no céu, e tu estás sobre a terra; portanto sejam pou¬cas as tuas palavras" (Ec 5.2). "Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano" (I Pe 3.10).

Deus sempre ouve as suas palavras! Elas têm poder para abençoar e amaldiçoar. Depois da leitura desse texto, fiquei matutando, pensando e ruminando sobre a atitude dos jovens em relação a Deus, inclusive de muitos jovens cristãos que só dão lugar a Deus no porta-malas de suas vidas. As disciplinas espirituais (leitura da Bíblia, oração e meditação) e a igreja estão no porta-malas existencial e espiritual, lugar onde se colocam as coisas difíceis de carregar, que apresentam um incômodo, que não são usadas com frequência.

Outros ainda agem com Deus como se Ele fosse "uma mala sem alça", muito pesada e desajeitada de se carregar. No pensamento desses jovens, Deus só impõe regras, restringe a liberdade e faz cobranças de posturas existenciais, éticas, morais e espirituais impossíveis aos jovens de hoje. A realidade atual é caracterizada pela impunidade, pela libertinagem, pelas experiências descomprometidas, pela sexualidade liberada e exacerbada e pela irresponsabilidade civil, justificadas por uma má interpretação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Mas é justamente por isso que o Senhor precisa ocupar a direção da sua vida, jovem. Na vida de alguns Ele precisa ser o controle, o mouse, o joystick, que são as únicas ferramentas de comando que muitos jovens conhecem.

Deus deve estar sempre no comando da sua vida para que os seus dias sejam alegres, abençoa-dos e produtivos; para que a "noitada" de sua existência não seja de lembranças amargas e frustradas, com o saldo de um porta-malas com uma bandeja de ovos.

"Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: Não tenho satisfação neles" (Eclesiastes 12.1 NVI).

Aí vai um pedido, para o seu próprio bem: Tire Deus do porta-malas e o coloque no volante da sua vida.

Fernando Fernandes
Extraído da revista Desafio Missionário – 3T09

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *